As 5 Características dos Jogos Online que Podem Causar Vício (1)

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Se você procurar na Internet, decerto encontrará muitos relatos sobre pessoas que sofrem e até morrem por causa do jogo e do vício em jogos. Vamos tentar cobrir todos os tópicos de maneira simples e acessível neste e nos próximos artigos porque estes são de extrema importância.

Não estamos a tentar convencê-lo de que os videojogos são uma espécie de droga e compreendemos que as vítimas podem ter tido muitos problemas nas suas vidas. É do conhecimento geral que, por exemplo, jogar World of Warcraft pode ser viciante e que os psicólogos vêm a adição aos jogos como um problema sério.

A questão é:

Será que os jogos são concebidos para causar propositadamente dependência para que você continue a jogar mesmo que não goste muito do jogo em questão?

A resposta é SIM!

5. A emergência de reflexos


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Os jogos mudaram. No passado, o principal objectivo dos desenvolvedores de jogos era vender o software. Estes não se importavam muito se um jogador passava 10 minutos ou várias horas jogando e só queriam ter certeza de que este gostava o suficiente do jogo para que pudesse comprar o próximo titulo. Neste momento a indústria está a mudar de rumo e a desenvolver jogos pagos como os MMO (multiplayer online games) entre outros. Estes precisam criar estratégias que façam com que os jogadores continuem a jogar os seus jogos sem parar.

Hoje em dia, é impossível criar um jogo com uma história que o manterá na frente do ecrã durante horas sem fim. Por isto que a mecânica do jogo foi alterada para que você repita as mesmas acções várias vezes, independentemente do seu próprio desejo. Nick Yee, um pesquisador de renome, chamou o jogo Everquest 'The Vitrual Skinner Box'.

Uma Skinner Box, também conhecida como câmara de condicionamento operacional, é um aparelho fechado que contém uma barra ou chave que um animal pode pressionar ou manipular para obter alimento ou água. O próprio Skinner não se referiu a este aparelho como uma Skinner box, preferindo antes o termo "caixa de alavanca".

Actualmente, o design do jogo causa inúmeras disputas. Jonathan Blow, criador do jogo de vídeo Braid, diz que a mecânica de jogo Skinner Box é uma espécie de exploração. Este tipo de jogos não proporcionam nenhuma diversão. São projectados para fazer que os jogadores comprem assinaturas adicionais mesmo que não gostem dos jogos e não queiram repetir as mesmas acções vezes sem conta. A mecânica de jogo do tipo Skinner Box mantém os utilizadores com um sistema de encorajamento bem planeado.

Como é que pode este sistema funcionar e segura os jogadores com objectos virtuais que não existem na vida real?

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