Noções Básicas do Poker (3)

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SABER QUANDO APOSTAR.

A classificação das mãos no Poker é baseada na matemática. Quanto menor for a probabilidade de um jogador obter uma determinada mão, mais alta é a sua classificação e maior é a probabilidade de ganhar o pote. Por exemplo, um jogador não deve esperar ter um Straight Flush mais do que uma vez em 65.000, mas as probabilidades de ter dois pares na sua mão é de uma vez em 21.

A menos que um jogador esteja a planear fazer bluff, não deve efetuar uma aposta sem ter uma mão que considere ser a melhor. Nenhum jogador de Poker pode apostar inteligentemente, a menos que saiba o que constitui uma boa mão, uma mão justa, e uma mão má. Existem tabelas com as várias mãos no Poker e o número de combinações de cada uma num baralho de cartas.

O KITTY.

Por acordo unânime ou maioritário, os jogadores podem estabelecer um fundo especial denominado de "Kitty". Normalmente o Kitty é construído "cortando" (tirando) uma ficha de baixo valor de cada Pote em que há mais do que um aumento. O Kitty pertence a todos os jogadores por igual, e é utilizado para pagar novos baralhos de cartas ou para comida e bebidas. Quaisquer fichas deixadas no Kitty quando o jogo termina são divididas igualmente entre os jogadores que ainda se encontram neste. Ao contrário da regra existemte em alguns outros jogos, tais como o Pinochle, quando um jogador deixa um jogo de Poker antes de este terminar, perde o direito a ficar com a sua parte das fichas que estão no Kitty.

AS FICHAS.

O Poker é quase sempre jogado com fichas. Para um jogo com sete ou mais jogadores, devem existir pelo menos 200 fichas. Normalmente, a ficha branca (ou a ficha de cor mais clara) é a unidade de valor mais baixo e equivale à aposta mínima; uma ficha vermelha vale cinco fichas brancas, e uma ficha azul (ou alguma outra ficha de cor escura) tem o valor de 10, 20 ou 25 brancas ou então de 2, 4 ou 5 fichas vermelhas.

No início do jogo, cada jogador "compra" um certo número de fichas. Todos os jogadores adquirem normalmente fichas equivalentes e da mesma quantia.

O BANQUEIRO.

Um jogador deve ser designado como o Banqueiro e este mantém o stock de fichas, regista quantas foram emitidas para cada jogador ou o valor que estes pagaram pelas suas fichas. Os jogadores não devem fazer transações privadas ou trocas entre si; um jogador com fichas excedentárias pode devolvê-las ao Banqueiro e receber créditos ou dinheiro por elas, enquanto que um jogador que queira mais fichas deve obtê-las apenas do Banqueiro.

LIMITES DE APOSTAS.

Existem diferentes formas de fixar um limite de apostas. É sempre necessário algum tipo de limite, caso contrário, um jogador com mais dinheiro teria, ou seria percebido como tendo, uma vantagem injusta.

Uma vez fixado, o limite deve manter-se inalterado durante todo o jogo, a menos que os jogadores concordem unanimemente em mudar o valor das apostas. Seguem-se alguns sistemas de limites mais comuns:

LIMITE FIXO.

Ninguém pode apostar ou aumentar mais do que um número estipulado de fichas, por exemplo, 2, 5 ou 10. Normalmente, este limite varia com as fases do jogo. No Draw Poker, se o limite for 5 antes do sorteio, poderá ser 10 após o sorteio. No Stud Poker, se o limite for 5 nos primeiros quatro intervalos de aposta, será 10 no intervalo de aposta final (e muitas vezes 10 sempre que um jogador tem um par ou melhor para mostrar).

LIMITE DO POTE.

Qualquer aposta ou aumento é limitado pelo número de fichas existentes no Pote nesse momento. Isto significa que um jogador que aumente pode contar como parte do Pote o número de fichas necessárias para este poder chamar. Se houverem 6 fichas no Pote, e for feita uma aposta de 4, o total será de 10 fichas; são então necessárias 4 fichas para que o jogador seguinte faça a chamada, perfazendo então um total de 14; o jogador pode então aumentar para 14 fichas. Mas mesmo quando o limite do Pote é jogado, deve existir limite máximo como, por exemplo, 50 fichas.

APOSTAS DA MESA.

O limite para cada jogador é o número de fichas que este tem à sua frente. Se o jogador tiver apenas 10 fichas, não pode apostar mais do que estas 10 e pode igualar a aposta de qualquer outro jogador nessa medida. Nas Apostas da Mesa, nenhum jogador pode retirar fichas da mesa, ou devolver fichas ao Banqueiro, até que este abandone o jogo. Um jogador pode adicionar ao seu monte, mas apenas entre o jogo acabado e o início do seguinte.

WHANGDOODLES, OU ROODLES.

Num jogo de limite fixo, é frequentemente acordado que após qualquer mão muito boa - um Full House ou melhor, por exemplo - deverá existir um acordo por parte de cada jogador com Jackpots, em que todos antes dobram sendo o limite de apostas é duplicado também nestes acordos.

LIMITES DE POUPANÇA.

É colocado um limite máximo para o número de fichas que qualquer jogador pode perder. Cada um retira uma pilha fichas no início; se perder esse monte, o Banqueiro emite outro para o jogador, sem cobrar por isso, e em muitos casos, o jogador pode ainda obter uma terceira pilha livre antes de abandonar o jogo (alguns limites devem ser colocados no número de pilhas livres para que os jogadores sejam incentivados a jogar com cuidado).

SEM LIMITES.

Nestas sessões, o céu é o limite, mas tais jogos raramente são jogados hoje em dia.

LIMITES DOS AUMENTOS.

Em quase todos os jogos hoje em dia, existe um limite no número de aumentos em cada intervalo de apostas, sendo este invariavelmente limitado a três.

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